terça-feira, 28 de setembro de 2010

Campanha leite Aurolat


Imagens: Campanha de mudança da identidade visual Aurolat, com projeção de possível outdoor
Softwares utilizados: Photoshop e Illustrator
Cliente: Aurora Alimentos (detentora da marca Aurolat)
Desafio: Amplamente conhecida no mercado de carnes, a Aurora Alimentos desejava promover sua marca de laticínios, Aurolat, que, além do leite, também inclui iogurtes, queijos, manteigas e etc.
Proposta: A ideia inicial do cliente era tentar desvincular a marca da associação com produtos para churrasco. Posteriormente, foi proposta uma mudança na linha de pensamento: em vez de desfazer essa associação, reforçá-la. No caso específico do leite, propusemos a implementação de um reservatório de poliuretano (material utilizado para armazenamento de líquido em condições que exigem muita resistência, como, por exemplo, camelbaks, mochilas utilizadas por atletas, que contêm um reservatório de água feito de poliuretano, em seu interior), que poderia ser utilizado para, por exemplo, jogar água ou álcool na churrasqueira, guardar molhos como o chimichurri (muito popular em churrascos no sudeste), entre outros.
A aparência externa da embalagem foi redesenhada para, além de comportar melhor o reservatório de poliuretano, se tornar mais fácil de ser manipulada pelo cliente.
Diversas técnicas foram utilizadas na criação dos cartazes. O primeiro, que seria afixado em pontos de venda e veiculado em revistas e jornais, traz um formato verticalizado, mais conveniente para esses usos. O segundo, que seria utilizado no formato de outdoor, traz um espaçamento maior entre os componentes do anúncio, que torna a leitura mais agradável. Esse espaçamento foi possível devido ao fato de que, ao reduzir os componentes, eles não teriam sua legibilidade comprometida, uma vez que estariam num espaço de 9 por 3 metros (tamanho convencional de um outdoor).
Na primeira embalagem (normal), foram usadas técnicas de Gradiente (fundo claro, tampa e nuvens), caneta (para a composição das formas em azul escuro, que depois foram copiadas para as cores laranja e amarelo, finalizando a base da embalagem). Os símbolos Aurolat e Aurora foram extraídos do site da empresa, e revetorizados para sua aplicação nos trabalhos. Para os logotipos, foi encontrada uma fonte similar, e, com a ferramenta Create Outlines, o texto foi retrabalhado para permanecer fiel à fonte original. As nuvens foram criadas utilizando o Unite (Pathfinder/Unite) em várias elipses e depois, como já citado, Gradiente. Uma visão em perspectiva da embalagem também foi criada, e foi essa visão que foi usada na segunda imagem (translúcida). Os elementos gráficos da embalagem foram descartados, restando somente as formas básicas, que tiveram sua opacidade reduzida. Uma simulação do reservatório reutilizável foi desenhada usando Caneta, Elipses e Gradiente, sendo então adicionada por trás da embalagem.
A tarja de madeira utilizada nos anúncios foi feita utilizando-se um fundo marrom claro, que depois foi pulverizado com pontos marrom-escuros, e, por fim, foi aplicado Motion Blur, no Photoshop. O fundo branco original da imagem do leite foi removido com Magic Wand, e, por fim, foi criada a secção branca onde ficam as logomarcas e, no anúncio em outdoor, o site da empresa. Somente no outdoor, foi aplicada uma Drop Shadow na secção branca.

Nota: Algumas partes desse trabalho, em especial o layout da embalagem, não são de minha exclusiva autoria, tendo sido criadas em conjunto com o grupo do curso Adobe Illustror CS4 - Módulo I, na Impacta Certificação e Treinamento, realizado de 05/07 a 12/07/2010.

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