quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pixel art: fazendo muito com muito pouco

O post de hoje é um pouco diferente. Apesar de não fugir do design gráfico, mostra um tipo de arte muito pouco valorizada (e muito pouco conhecida), mas muito trabalhosa e que dá muito orgulho a seus praticantes: a pixel art.
Explicação básica sobre pixel art:
1 - Todo o seu trabalho deve ser feito pixel por pixel. Ferramentas que criem efeitos automaticamente, como mudar a cor com Recolor Artwork ou Hue/Saturation não são aceitos.
2 - Devem ser usados, preferencialmente, poucos tons diferentes de cor. Se você escolhe usar 12 tons de cor para o seu trabalho, TODO o seu trabalho deve usar SOMENTE aqueles 12 tons.
Sem mais delongas, vamos à imagem:

Imagem: Pixel Art - Alfa Romeo Brera
Software utilizado: Paint (sim, aquele Paint de desenhar casinhas!)
Cliente: -
Desafio: Criar um modelo do Alfa Romeo Brera utilizando pixel art
Proposta: Obviamente, nada desse trabalho saiu do zero. As imagens a seguir foram utilizadas como referência para a criação do desenho:
Uma pequena explicação sobre o trabalho: Como dito acima, na pixel art você deve somente utilizar os tons que se propôs a usar, e nada mais. No canto superior direito da imagem, eu listo os tons usados (pouco mais de 20 para a carroceria, na primeira linha; mais alguns para os tons de cinza - vidros, rodas, faróis, etc - na segunda linha; e os tons usados para as lanternas na última linha). Exceto a logomarca da Alfa Romeo (que não foi alterada do arquivo original), absolutamente tudo na imagem utiliza os tons listados, mais branco e preto absolutos.
Alguns outros exemplos de pixel art (não de minha autoria):
Autor: desconhecido
 
Autor: Nasc

Embora tenha caído em desuso nos últimos anos, o design em pixel art ainda mantém adeptos entre profissionais e amadores, principalmente por dois motivos:
1 - É um ótimo hobby e terapia. Uma rápida busca no DeviantArt revela dezenas de pixel artists ativos mundo afora. Mais: ao ver seu trabalho pronto e reconhecido, ver como as pessoas se impressionam com os mínimos detalhes que você representou no seu trabalho, o orgulho que se sente é indescritível. E penso ser algo muito mais natural e admirado do que aplicar dezenas de efeitos e filtros sobre uma foto pelo Photoshop.
2 - Ainda há mercado. Apesar do crescimento dos gráficos 3D, diversas plataformas de jogos (em especial as móveis, como celulares e video-games portáteis) ainda utilizam sprites de pixel art nos seus títulos. Um ótimo exemplo é o extremamente popular misto de jogo on-line e rede social Habbo, que é completamente feito em pixel art. Com a habilidade e paciência de um bom pixel artist, você consegue criar desenhos com um carisma que não se vê na artificialidade de jogos com gráficos 3D extremamente elaborados, mas sem um pingo de simpatia ou personalidade.

Um pouco mais sobre pixel art (com alguns ótimos exemplos) pode ser visto aqui (blog Novo Inkart) e aqui (Wikipédia - em inglês).

Nenhum comentário: