sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Curso de Excel

Acho que esse pode ser considerado meu primeiro trabalho de fato. Quando um ex-colega de classe me pede para ajudá-lo a elaborar um cartaz para um curso da faculdade, eu me proponho a fazer o cartaz por inteiro. O resultado, você confere abaixo:

Imagem: Cartaz para um curso de Microsoft Excel
Softwares utilizados: Illustrator, InDesign, SWF Decompiler e Flash Professional
Cliente: Metas Consultoria Júnior
Desafio: Elaborar um cartaz para um curso de Microsoft Excel
Proposta: A Metas Consultoria Júnior é a empresa júnior da Engenharia Mecânica da UFC. Mais focada em consultoria e controle de qualidade, dessa vez o empreedimento foi um pouco diferente, um curso de Microsoft Excel. Apesar da empresa ser originária da Engenharia Mecânica, o curso tem como público-alvo os alunos de todas as engenharias.
A imagem de fundo foi fornecida pelo cliente (este procurava uma imagem que representasse todas as engenharias, não só a mecânica, logo, uma blueprint se mostrou a imagem ideal). A imagem original pode ser encontrada aqui.
Em seguida, foi escolhido uma imagem vetorial do símbolo do Excel, e extraídos os Swatches (cores e gradientes utilizados na imagem) pelo Illustrator. Um dos gradientes foi aplicado por cima da imagem de fundo, para aumentar a suavidade na combinação das cores, enquanto um tom mais escuro foi escolhido para as caixas de texto (nesse caso, foi aplicado um gradiente do tom escolhido para o transparente). A fonte escolhida para o título do cartaz foi a MS Reference Sans Serif, a mesma fonte utilizada pela Microsoft como logotipo dos produtos da suite Office 2007 (da qual faz parte o software do qual trata o curso).
As imagens do programa em funcionamento foram tratadas pelo efeito 3D Rotate, do Illustrator, e posteriormente exportadas para o InDesign onde, em conjunto com o símbolo do Excel, receberam o efeito Drop Shadow. Por fim, a logomarca da empresa foi retirada de um arquivo em Flash, no site da mesma, tratada no Illustrator e exportada para o InDesign. No briefing foi repassado quais informações deveriam constar no cartaz, porém não as informações em si, então um pouco de texto falso ajudou a ter ideia de como ficaria o cartaz, uma vez que fossem adicionadas essas informações.

Nenhum comentário: