domingo, 17 de outubro de 2010

Cartão de visitas Moicano Azul

Cara, essa ideia foi difícil de conceber. O maior limitador da criatividade é o baixo orçamento, sem dúvida. A explicação? Logo abaixo:

Imagem: Cartão de visitas
Softwares usados: Photoshop, Illustrator e Gerador de QRCode Kaywa (on-line)
Desafio: Elaborar um cartão de visitas para meus trabalhos como freelancer.
Proposta: Quando se é publicitário, designer gráfico e coisas do tipo, é pecado mortal ter um cartão de visitas tradicional. Ao mesmo tempo, um cartão muito elaborado (como esse de tecido ou esse feito com um pregador de roupas) acabam trabalhando contra o profissional, uma vez que não podem ser guardados na carteira, ou em porta-cartões, e são realmente difíceis de se manter alojados com cartões normais (para uma empresa que guarde os cartões dos profissionais com quem trabalha esporadicamente, para contatá-los quando necessário). Além disso, alguns cartões (como esse de aço ou esse de plástico congelado) são caros de se fazer, e mesmo difíceis de se encomendar, uma vez que poucas empresas (ainda mais no Brasil) trabalham com esse tipo de arte.
Logo, deve-se nortear um projeto desse tipo pensando em duas coisas: destaque que ele terá (a reação do cliente em potencial, a probabilidade de que o seu cartão ficará marcado na memória da pessoa) e viabilidade (imagine quanto custa um cartão como o do Steve Wozniak, feito de aço recortado e gravado a laser).
Comecei pedindo sugestões a amigos. Um deu uma ideia muito boa, um cartão com pelos (feitos de tecido) imitando um moicano (azul, obviamente :D). O problema da viabilidade e da capacidade de ser armazenado pelo cliente surgiu como impecilho nesse caso. Algumas outras ideias frustradas depois, vim com a ideia postada acima. É simples, direto, criativo e fácil de ser armazenado.
A ideia inicial veio desse cartão, mas eu resolvi aprimorá-la. Em vez de uma pesquisa no Google, por que não o próprio blog?
Comecei com uma screenshot no tamanho certo. Apesar de não usar o Google Chrome como meu navegador principal, ele é o mais fácil de ser lembrado pelas pessoas, que não reconheceriam a diferença entre os designs de Safari, Firefox e Opera (sim, tenho os 4 instalados no meu MacBook), além do Chrome ser o de design mais clean, combinando com a proposta que eu queria. Sem botões excessivos e firulas demais, não roubando a atenção para detalhes desnecessários, quando ela deve estar voltada para a página na qual se está navegando (ou, no caso do cartão, para a logomarca e as minhas informações de contato).
No Photoshop, apenas alguns ajustes: retirei os links da barra de Favoritos e limpei as barras de rolagem, para simplificar o design. No gerador de QRCode, joguei o link do blog e gerei um código de tamanho grande (o site é bem simples de usar, escolha o tipo de conteúdo - link da internet, texto, número de telefone ou SMS, entre o conteúdo nos campos pedidos, defina o tamanho do código que você quer, e clique em "Generate!"). No Illustrator, inseri minhas informações de contato (posteriormente borrei os telefones, para poder postar aqui), e, na artboard do verso, colei o QRCode gerado e inseri instruções de como usá-lo. Tem gente (na verdade, a maioria das pessoas) que considera importante deixar um espaço em branco no cartão de visitas, de preferência no verso, para que se possa, por exemplo, registrar alguma condição de negociação (quando o cartão é de um fornecedor ou algo assim), ou informações adicionais. Eu acho desnecessário, pelo menos no meu caso. A questão é: passe todas as informações que você precisa, sem causar poluição visual, e pronto. No caso de negociações e etc, eu entendo, mas eu realmente não precisaria de espaço adicional no meu cartão de visitas.

Algumas informações adicionais:
1 - O site de onde eu retirei todos os cartões usados como exemplos foi esse aqui, lá tem algumas outras ótimas ideias de cartões. Algumas, como apontado aqui, são inviáveis se você considerar certos pontos, mas todas são muito criativas (o de carne defumada, por exemplo, é diferente de ABSOLUTAMENTE qualquer coisa que você vê por aí). Só o post principal tem cerca de 100 (não contei o número exato, mas o autor alega ter 100) cartões, e, nos comentários, tem alguns designers, empresas e sites/blogs que listam mais alguns cartões bem interessantes. Não custa lembrar, todos os cartões (tanto os postados aqui quanto os outros no site) são de propriedade de seus autores, então tenha mais decência que o pessoal da agência África e NÃO COMETA PLÁGIO (apesar de os caras da África terem posto o rabinho entre as pernas, depois, e recompensado o cara - que retirou as acusações de seu Flickr).
2 - Informação desnecessária, mas essa moldura azul não faz parte, obviamente, do cartão. A imagem original listava frente e verso lado a lado, e eu achei que podia causar confusão.

Nenhum comentário: