domingo, 10 de outubro de 2010

Nascer do Sol - Espigão da Praia de Iracema

Esse post será um pouco diferente. Além de designer gráfico, eu gosto de tirar umas fotos legais de vez em quando (e quem não gosta?). Não tenho a prepotência de me chamar fotógrafo amador nem nada disso, a questão é: quando você tem um aplicativo que adiciona efeitos decentes às fotos do seu celular automaticamente, você fica tentado a usar esse potencial tanto quanto puder. E foi o que eu fiz. Depois de uma noite com alguns amigos, fomos assistir ao nascer do Sol na praia - mais especificamente, num espigão na Praia de Iracema, um destino turístico certo aqui de Fortaleza - seguem as fotos. Elas não possuem nenhuma pós-edição, os efeitos aplicados todos são do próprio aplicativo da câmera. Para ver no tamanho original, é só clicar na foto desejada.

Efeito: Filtro LOMO Ciano (a imagem é escurecida - mais nas bordas, menos no centro - e tem a aplicação de uma camada semitransparente de cor ciano pura sobre a foto)
 Efeito: HDR Full (três fotos: uma superexposta, uma subexposta e uma com exposição média, o programa mescla elementos de cada imagem para uma riqueza de detalhes que ultrapassa a linha da artificialidade, ao mesmo tempo que é mais fiel à imagem do olho humano do que uma foto não tratada)
 Efeito: HDR Light (diferente do HDR Full, esse "preserva a hierarquia das cores", não adicionando brilho excessivo a elementos que estão mais próximos da câmera)
 Efeito: HDR Full (a riqueza das cores ficou tão magnífica nessa foto, que eu não podia deixar de incluí-la no post)
 Efeito: Sonho (leve desfoque e diminuição de contraste, como sugere o nome, é como se a imagem tivesse sido retirada de um sonho)
Efeito: Comercial (Uma leve melhora no contraste e filtro de auto-tom, como se a foto tivesse sido editada com Photoshop para ser usada em um anúncio publicitário)

Obviamente não possuo grandes talentos de fotógrafo, como enquadramento perfeito, mão firme, entre outras coisas, e fotos de celular, por melhor ou mais tratadas que sejam, nunca possuem a qualidade de uma câmera profissional. Logo, as imagens são só uma expressão mais aguçada da minha criatividade (com alguma licença poética), para mostrar que sou mais do que apenas designer gráfico.

Se interessar a alguém, o aplicativo utilizado foi o Camera 360 Pro, que pode ser comprado por aproximadamente R$6,65 (alteração no preço sujeita à flutuação na cotação do dólar no dia), no Android Market. Naturalmente, o aplicativo só roda em celulares com sistema operacional Google Android.

Nenhum comentário: